O que é Podcast?

Chega aquele seu amigo desligado da internet ou que só conhece Youtube e Facebook e te pergunta: “que é isso ai que você fica ouvindo?”. Como explicar de uma forma extremamente simples o que é podcast?

Se nos apegarmos a definição técnica da coisa, a explicação ficaria algo como “podcast é um arquivo de áudio distribuído na internet por meio de um feed” e então o seu amigo vai ficar com aquela cara de “?????”. Por tanto vamos nos apegar a definição mais simples e genérica possível “é tipo um programa de rádio, só que na internet e que você pode baixar e ouvir quando quiser.”.

Tendo entendido isso, podemos falar dos formatos mais comuns de podcast que no Brasil podemos com toda certeza destacar o “bate-papo”, formato que consiste basicamente em alguns amigos  conversando sobre algum assunto que gostam e/ou (nem sempre) entendem. Nesse formato podemos destacar nomes gigantescos como Nerd Cast, 99Vidas, MRG, Rapadura Cast e por ai vai.

Ainda temos os programas de rádio (literalmente) que são distribuídos na internet por feed. Temos podcasts “solo” onde o autor desenvolve um tema sozinho e por ai podemos citar o fantabulástico Café Brasil.

E a parte que eu mais gosto são os de “storytelling” ou “áudiodrama” que geralmente consiste em uma história roteirizada, encenada e sonorizada como o fantástico 1986 do ilustre Guilherme Afonso. E ainda tal qual o tema aqui do nosso temos os de RPG que consistem em partidas de RPG gravadas e sonorizadas e além de nós e do famigerado anual Nerdcast de RPG temos também o excelente RPG Next!

Ficou claro? deu para entender? Da para convencer o amiguinho a começar consumir essa mídia também?

Deixem aqui os seus comentários e não deixem de acompanhar!