Rpg é uma experiencia cooperativa entre varios participantes. Da forma mais simples possivel, ela pode ser descrita como uma forma organizada de faz-de-conta em grupo, com algumas regras e procedimentos para manter as coisas consistentes e justas. O objetivo não é vencer, não há “vencedores” reais em um rpg, mas simplesmente se divertir e construir histórias.

Quando um grupo de pessoas se reúne para jogar RPG, uma delas é escolhida para ser o Mestre. Todos os outros são jogadores. Cada jogador é responsável por criar apenas um personagem ficticio, como um personagem em um livro ou filme. Eles são chamados de personagens jogáveis (ou PC, advindo de playable character) e são os “astros” da historia do jogo. Os jogadores controlam completamente seus personagens, decidindo o que eles fazem, dizem, como se sentem e como reagem ao mundo em torno deles.

Assim que os jogadores criarem seus personagens, o Mestre é responsável para apresentá-los a uma aventura, descrevendo eventos, locais e indivíduos que os personagens encontram, construindo assim histórias incríveis.